domingo, 16 de maio de 2010

Educação para a Igualdade de Género

A escola, como um espaço social importante de formação das pessoas, tem papel relevante que, para além da transmissão de programas escolares deve ministrar o ensino da cidadania a todos os níveis, desde:
• As creches;
• Escolas do ensino básico;
• Escolas do ensino secundário;
• As universidades e politécnicos.
Para atingir estes fins, devem ser ampliados os conhecimentos dos professores, bem como dos demais componentes da educação (funcionárias (os), famílias, etc.). Para ser cumprido a contento é preciso levar em conta as situações do dia a dia, ouvindo alunas e alunos, sabendo interpretar os seus desejos, inquietações e frustrações. Para ler o artigo completo, clique aqui

4 comentários:

  1. As/os professoras/res e formadoras/es são desafiados a assumir uma responsabilidade activa no questionamento das finalidades da educação/formação, sobe o que se aprende, o porquê e como desempenham as suas funções.
    in Manual de Metodologias de Formação em Igualdade de Genero

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  2. Sim, tanto devem ser ouvidos os alunos como as alunas nos mais variados temas dentro de qualquer disciplina,saber ouvilos é muito importante.

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  3. É lamentável que nos dias que correm, em pleno século XXI,ainda sejam necessárias acções que promovam a igualdade de género.
    A escola é, sem dúvida, uma via canalizadora dos valores, deste modo, tem por obrigação consciencializar os jovens sobre "Igualdade de Género".

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  4. É incompreensível que em pleno século XXI ainda tenha de haver educação para a igualdade de género. Conforme refere a Constituição Portuguesa, logo no seu Artº 13º nº 1. “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”. Não se cumprindo, ainda, este preceito constitucional, então será necessário que essa educação seja efectuada o mais cedo possível, na família, na Igreja, na Escola, na comunidade, na empresa, enfim, em todas as instâncias. Diamantino

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